Bahia recebe 307 mil testes rápidos para diagnóstico de Zika

Começou nesta quinta-feira (16/03) a distribuição de 307 mil testes rápidos para diagnóstico do vírus Zika na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes devem estar disponíveis nas maternidades e nos laboratórios públicos de todo o estado em até 15 dias.

A secretaria informou que este é o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde à Bahia e corresponde a mais de 50% do total previsto para o ano.

A tecnologia do teste rápido permite que, em até 20 minutos, o paciente saiba se está infectado ou se já teve algum contato com o vírus Zika em algum momento da vida, mesmo que não tenha apresentado sintomas. Até a criação do teste, o diagnóstico era feito com a detecção do vírus em exames laboratoriais, cujos resultados podiam levar semanas.

O teste rápido fornecido pelo Ministério da Saúde foi desenvolvido e produzido na Bahia, pelo laboratório público Bahiafarma, que obteve o primeiro registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde adquiriu 3,5 milhões de testes e fará a distribuição em  toda a rede pública do país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os gestores municipais participaram nesta quarta-feira (16/03) de uma conferência online na qual foram orientados sobre a utilização do teste nas cidades que receberão a ferramenta.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, no ano passado, foram notificados mais de 57 mil casos de Zika em todo o estado. Este ano foram registradas 460 notificações, somente até 21 de fevereiro.

Agência Brasil
Foto: Reprodução/AC
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435