Conta de luz seguirá mais cara em julho com bandeira vermelha patamar 1, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária do mês de julho continuará sendo vermelha patamar 1, a mesma aplicada em junho. Isso significa que as contas de energia elétrica seguirão com acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A manutenção da bandeira se deve à persistência de chuvas abaixo da média em diversas regiões do país, o que impacta negativamente a geração de energia por hidrelétricas. Como consequência, é necessário acionar usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais elevado, aumentando o custo da energia elétrica.

Segundo a Aneel, o cenário exige atenção por parte da população. “Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, destacou a agência em nota oficial.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi implementado para indicar, de forma transparente, o custo real da produção de energia. Com três níveis (verde, amarela e vermelha, esta última dividida em dois patamares), o sistema funciona como um semáforo de preços na conta de luz. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional; já nas bandeiras amarela e vermelha, são aplicados acréscimos conforme o consumo.

A recomendação da Aneel é que os consumidores adotem medidas de economia, como o uso consciente de eletrodomésticos e a redução no tempo de utilização de aparelhos de alto consumo, como chuveiros elétricos e ar-condicionado.

E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: contato@tvconca.com | Tel.: (75) 98259-9435