TV em São Paulo já é totalmente digital; veja como sintonizar os canais abertos

Os moradores de São Paulo e de 38 municípios da região metropolitana terão que adaptar seus equipamentos de televisão para receber o sinal digital da TV aberta, depois do desligamento total do sinal analógico, feito ontem (29). Para conseguir acessar a programação dos canais digitais, é preciso um televisor que já esteja adaptado, além de antena própria para captar o novo sinal.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, 30 milhões de pessoas serão beneficiadas com o desligamento na capital paulista. “É emblemático porque se trata da região mais densamente povoada do país. Essas pessoas terão mais qualidade na transmissão da televisão, que é o grande entretenimento dos brasileiros e tem um conteúdo de muita qualidade, reconhecido em todos os cantos do país e do mundo”, afirmou Kassab nessa quarta-feira, na cerimônia de desligamento do sinal analógico.

Quando o sinal analógico de TV é desligado em uma cidade, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixa de ser exibida. A tela da TV passa a mostrar mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.

Veja o que é preciso fazer para não ficar sem o sinal de TV aberta.

Televisores

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho.

Procure pelo selo DTV. Se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital.

Antenas

Também é preciso instalar uma antena para captar o sinal digital. As antenas externas, usadas no telhado das casas, são as mais indicadas. Nos prédios e condomínios, podem ser usadas antenas coletivas para captar o sinal digital.

É recomendável consultar um vendedor ou especialista em antenas para auxiliar na adaptação, de acordo com o local da sua residência.

Kits gratuitos

Os kits gratuitos são distribuídos para que a população de baixa de renda, beneficiária de programas sociais do governo federal, tenha acesso à TV digital gratuita. Os kits são compostos por uma antena UHF e um conversor com controle remoto.

Para saber se pode retirar um kit gratuito, consulte o site http://www.sejadigital.com.br/site/kit .

É preciso informar o NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF. Se a distribuição já tiver começado em sua região e seu nome estiver na lista, é possível agendar o horário para retirar o kit.

TV paga e parabólica

Quem tem o serviço de TV por assinatura ou parabólica não precisa fazer adaptações para receber o sinal digital. No entanto, por falta de acordo entre as operadoras de TV por assinatura e as emissoras SBT, Record e Rede TV!, esses três canais não estarão disponíveis na TV paga, nos locais onde o sinal aberto já foi desligado, mas eles podem ser sintonizados pelo sinal digital.

Próximos passos

Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. A próxima etapa do desligamento será em Goiânia e mais 28 municípios do estado, no dia 31 de maio.

Em julho, será a vez da região metropolitana de quatro capitais: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Também para a data de 26 de julho estão previstas as cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Em setembro, o sinal deve ser desligado em cidades do interior paulista: Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba. Em outubro, serão o Rio de Janeiro e Vitória.

A primeira cidade que teve o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás, como um piloto da operação, em março do ano passado. Em novembro, o sinal foi desligado em Brasília e nas cidades do entorno.

Com o desligamento do sinal analógico, a faixa de 700 megahertz, que atualmente é utilizada paras transmissões de TV analógica na região, será destinada ao serviço 4G de telefonia móvel.

Com informações da Agência Brasil
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435