Nova pista de skate é inaugurada com perspectiva de impulsionar modalidade em Feira de Santana

Foto: SECOM/Feira de Santana

A nova pista de skate de Feira de Santana, entregue aos desportistas na manhã deste domingo, 1º, será o divisor de águas no tocante à formação de novos skatistas e na preparação técnica dos praticantes deste esporte. A opinião é do tricampeão baiano Jailson Santana, o Café. Foi projetada para ser uma das melhores pistas para quem curte o esporte da prancha sobre quatro rodinhas.

O equipamento foi construído conforme critérios e padrões para a prática deste esporte, que serão disputados em duas modalidades, a bowl – que se assemelha a uma piscina com fundo arredondado, e a street, que se assemelha a obstáculos encontrados nas ruas.

Totalmente construída em concreto armado, a pista é dotada de caixotes, bancos, corrimãos, entre outros equipamentos, que elevarão os níveis de adrenalina entre os competidores e praticantes deste esporte. Em Feira não se sabe exatamente quantos são. Apenas que são muitos e, com a nova pista, a tendência é que esta quantidade aumente ainda mais.

Mesmo nível das melhores pistas do país

“Ganhei o campeonato treinando em outras cidades. A partir de agora, com esta pista, vou treinar ainda mais e economizar”, disse Café [foto]. Para ele, o equipamento construído no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho está no mesmo nível das melhores pistas do país.

Enfatizou que as autoridades locais ouviram os skatistas e contrataram o engenheiro civil Ernesto Belot, especialista na construção deste tipo de equipamento. “Tudo saiu conforme o projeto elaborado pelo especialista. Ficou bem estruturada e vai atender as expectativas de feirenses e de moradores de cidades vizinhas”.

Cidade entrará na rota dos grandes eventos

A pista tem 690 metros quadrados de área útil.  Skatista desde criança e organizador de grandes eventos do esporte na cidade, Arlan Kerlle, o Ceará [foto], disse que a nova pista colocará a cidade na rota dos grandes eventos deste esporte. “Conseguimos fazer torneios espetaculares montando pistas de madeira em locais alugados. Este espaço vai mudar tudo e para melhor”.

Para Ceará, a nova pista será o ponto de partida para a iniciação e a formação de novos skatistas, que, ao contrário de sua geração, terão um local adequado para o treinamento. “O nível técnico desta garotada será bem melhor do atingido pela gente, que não tivemos um espaço nesta categoria para brincar e treinar”. O filho dele, Gabriel, de nove anos, já faz as primeiras manobras sobre o skate.

Skatista das antigas, Fred Lopes, o Carcaça – os praticantes deste esporte são rebatizados e ganham apelidos – diz que o empresariado local precisa olhar este pessoal com carinho. O que neste caso significa patrocínio. “Tivemos uma época áurea, quando muitos foram patrocinados. Se esta atenção voltar o que foi feito aqui vai adiante”.

Ficou acertado que um novo evento deverá ser realizado ainda neste semestre, com a participação de atletas nacionais.

Fonte/Foto: SECOM/Feira de Santana

E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435