Chuvas e raios queimam equipamento e resultam em queda de sinal de internet nos distritos de Feira

As chuvas torrenciais, acompanhadas de raios, que caíram na região de Feira de Santana na noite do dia 1º de janeiro resultaram na danificação do inversor de energia solar que alimenta a ERB (Estação Rádio Base), principal equipamento do Sistema Feira Digital, situado no morro de São José, no distrito Maria Quitéria. Desde então o sinal de internet não está sendo disponibilizado nos distritos de Feira de Santana.

O inversor fica instalado próximo aos equipamentos que transmitem a internet. No morro de São José não possui rede de energia elétrica – que é suprida por sistema solar, através do inversor.

Todas os equipamentos públicos situados nos distritos, como policlínicas, Unidades de Saúde da Família, escolas, entre outros, estão sendo afetados.

Segundo Ícaro Grimaldi, diretor de Projetos e Sistemas da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura, Egberto Tavares Costa, o fornecimento de internet será normalizado em curto prazo. Um novo equipamento, para substituir o que foi danificado, está vindo da cidade de Ipiaú.

“Nós já solicitamos desde esta quinta-feira um novo equipamento, que chegará hoje à cidade. Esperamos que até o final do dia já estejamos com o sistema no ar, ou no mais tardar amanhã pela manhã, a depender da hora que chegue, porque ainda dependemos da condição do tempo também e dos profissionais que têm que subir no morro. O acesso é ruim, é muita lama, e o pessoal sobe andando”, explica.

O programa Feira Digital, mantido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, disponibiliza internet gratuita na cidade e zona rural. Já é utilizada por aproximadamente 4.000 usuários autenticados.

Fonte: Secom/PMFS

E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435