TEMPO: Norte e Nordeste com risco para temporais; Salvador está na lista
A formação e permanência de um corredor de umidade entre as regiões Nordeste e Norte do Brasil irá favorecer o desenvolvimento de nuvens bastante carregadas entre a segunda e a quinta-feira sobre parte dos estados da BA, MA. PI, TO e PA.
De forma geral, entre os dias 24 e 27 de outubro o acumulado de chuva previsto varia entre 50 e 80 mm na BA, no TO, no sul do MA e do PI e também no centro-sul do PA – em alguns pontos a chuva pode ultrapassar esses valores, se aproximando de 100 mm. Se a chuva se confirmar na BA, PI e MA, o acumulado seria equivalente à média histórica de precipitação para o mês de outubro nestas regiões.
Salvador com risco de chuva volumosa
Em Salvador a chuva já se torna mais frequente a partir da segunda-feira (24). Ao longo do dia o predomínio é de nuvens e ocorrem períodos de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia na região.
Entre terça e quarta-feira (25 e 26 de outubro) as chuvas se intensificam e são persistentes, aumentando o risco para alagamentos e deslizamentos de terra. A rodada do dia 23 de outubro do modelo meteorológico do Centro Europeu indicava acumulado em torno de 90 mm para a capital baiana durante o período. Apesar da persistência da nebulosidade, a chuva diminui a partir de quinta-feira (27) sobre a região. As informações são do ClimaTempo.