CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tecnologia

Saiba como um blog pode ajudar o seu negócio

Com a popularização da internet, gerenciar um negócio exige estar antenado com as ferramentas modernas de comunicação. E o blog é uma dessas ferramentas. Na verdade, é uma das mais eficientes.

Os blogs sempre tiveram a sua importância, mas nos últimos anos eles vêm sendo utilizados para as estratégias de negócios de diversos segmentos.

A influência dos blogs no dia a dia cresceu tanto que hoje eles também atuam como uma importante ferramenta para impulsionar um negócio “do zero”.

Tanta versatilidade possibilita que eles também ajudem na gestão de um negócio. Ou seja, eles são um meio de comunicação fundamental para qualquer área. neste tutorial falamos do benefício dos blogs, caso esteja pensando em criar o seu oferecemos esse ótimo tutorial:

Clique na imagem e confira!

O benefício dos blogs

As vantagens de poder contar com um blog para gerenciar um negócio são várias. Uma delas é o custo baixo, pois manter um blog não implica em gastar muito dinheiro como outras mídias.

Outro benefício dos blogs é que eles são fáceis de serem atualizados. Hoje em dia eles contam com plataformas intuitivas que permitem qualquer pessoa efetuar postagens e alterações de layout.

E falando em layout, a oferta de temas (tanto os grátis quanto os pagos) é enorme. Dessa maneira, você pode personalizar o seu blog de acordo com as características do seu negócio.

 

Melhorando o seu negócio com um blog

Se um blog apresenta vantagens para os profissionais de todas as áreas, tais como jornalistas e publicitários, como ele pode auxiliar você a administrar o seu negócio? As respostas para essa pergunta são:

 

Melhor relacionamento com os seus clientes

Por meio de um blog você melhora o engajamento entre o seu negócio e os seus públicos, além de permitir também conquistar mais clientes. Afinal, ter um blog significa que você está presente na internet.

Ou seja, ao contar com um blog, o seu empreendimento pode ser encontrado e acessado por potenciais consumidores.

 

Entender o comportamento do seu público

Os blog possuem mecanismos para mensurar a quantidade de acessos que uma postagem teve, assim como também podem ser analisados os horários, os meses e os dias que ocorreram os acessos.

Ao analisar esses dados, você tem condições de compreender melhor o comportamento do seu cliente, quais são as suas preferências e como interagem com o seu negócio.

 

Você mesmo produz informação

Graças a um blog a sua marca se torna também uma fonte de informação e conteúdo. Isso é um ponto interessante, pois agrega mais valor para o seu negócio.

Por exemplo, se o seu negócio é voltado para a venda de roupas e acessórios de moda você pode realizar postagens abordando conceitos voltados para esse tema.

Sendo assim, é possível trazer dicas sobre tendências, cuidados com o corpo, características das peças, tipos de tecidos, enfim, as possibilidades são várias.

 

Mais tráfego para o site do seu negócio

A vantagem de um blog em relação a um site é a possibilidade de atualizações frequentes. O site traz as informações básicas do seu negócio, os seus objetivos, missão, visão e contato.

O blog já é mais dinâmico e, conforme foi visto, possibilita postagens e uma maior interação. Inclusive, ele pode atrair mais acessos para o seu site.

É por isso que ao contar com um blog você tem mais chances de divulgar o seu negócio do que tendo apenas um site institucional.

 

Um aliado nas estratégias de Marketing

Hoje em dia para elaborar eficientes estratégias de Marketing é impossível não olhar para a internet. A web está presente no dia a dia do público em geral.

É nesse contexto que o Marketing Digital se torna relevante e que os blogs ganham a importância para a elaboração de estratégias. As possibilidades de ações envolvendo um blog são várias.

Algumas delas são mostrar as características de um produto novo, lançar uma promoção e também promover algum tipo de evento.

E falando em Marketing, uma das ações mais importantes do Marketing Digital é conseguir uma boa geração de leads. Os leads são aqueles potenciais consumidores que já demonstraram interesse em seu produto.

 

Dicas básicas antes de criar um blog

Criar um blog capaz de ajudar o seu negócio é fácil. Hoje em dia as plataformas destinadas para a criação de blogs são intuitivas, possibilitando uma rápida edição e personalização.

Na hora de criar o seu blog é preciso pensar bem no layout. É importante usar templates que tenham relação com o conteúdo do seu negócio, pois o visual é um detalhe que atrai os clientes.

Escolha uma boa plataforma para você criar o blog, pois ela deve ser intuitiva, ter design responsivo e disponibilizar plugins capazes de agregar mais recursos para ele. A plataforma mais recomendada para iniciantes é o WordPress.

 

Conclusão

Investir em um blog para ajudar o seu negócio já não é um diferencial, é uma necessidade. Ainda mais nos dias de hoje, em que a presença online é fundamental.

Por fim, tenha em mente que um blog é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, pois a sua utilização correta e planejada pode gerar excelentes resultados em vários sentidos.  

 

 

Comente!