Quase 6 milhões de famílias serão contempladas com Auxílio Gás em outubro

Gás (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Mais de 5,98 milhões de famílias começaram a receber o Auxílio Gás na terça-feira (11/10). O valor do benefício é de R$ 112. O investimento do Ministério da Cidadania para saldar os repasses é de R$ 670 milhões. O calendário de pagamento segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil, a partir do Número de Identificação Social (NIS) das Famílias. (Confira abaixo)

Desde agosto, o valor do Auxílio Gás teve aumento de 50% para 100% do valor médio nacional de um botijão de GLP de 13kg. A mudança atende o previsto em Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional. O preço médio do botijão é calculado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O Nordeste é a região com maior número de beneficiários. São 2,83 milhões de famílias com direito a receber o Auxílio Gás em outubro de 2022. Na sequência estão as regiões Sudeste (1,98 milhão), Norte (562 mil), Sul (392 mil) e Centro-Oeste (199 mil).

O estado com maior número de famílias atendidas é São Paulo. São 813 mil. A lista segue com Bahia (730 mil), Rio de Janeiro (564 mil), Minas Gerais (525 mil), Pernambuco (463 mil) e Ceará (420 mil).

Condições
Os beneficiários do Auxílio Gás são selecionados pelo Ministério da Cidadania de acordo com os requisitos estabelecidos na lei do programa. Os critérios são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, além de integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Não são computados para o cálculo de renda mensal os benefícios do Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento. O objetivo é contribuir para a segurança alimentar das famílias em condição de vulnerabilidade. Não é necessário prestar contas.

Para definição do valor do benefício, a ANP publica em seu site mensalmente o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

Com informações do Ministério da Cidadania
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435