Bahia enfrenta alta em óbitos por descargas elétricas

A Bahia, um dos maiores estados brasileiros, encontra-se numa posição alarmante no que diz respeito à segurança elétrica. Nos últimos 30 dias, registrou-se o falecimento de ao menos oito pessoas devido a acidentes elétricos, elevando o estado ao topo da lista de óbitos por descargas elétricas da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em 2023, a Bahia ultrapassou todos os outros estados com 61 mortes, refletindo uma média preocupante de cinco mortes por mês.

Causas profundas do problema
A distribuição geográfica da Bahia, com suas vastas áreas rurais e comunidades isoladas, somada a uma conscientização insuficiente sobre os perigos da eletricidade, contribui significativamente para o elevado número de incidentes. O diretor da Abracopel, Edson Martinho, destaca a cultura de negligência em relação aos riscos elétricos como um fator crítico, especialmente nas regiões mais afastadas.

Análise dos acidentes fatais
Dentre as vítimas, ocorrências domésticas e incidentes com a rede elétrica aérea predominam. Casos trágicos como o de um casal eletrocutado em Araci e uma mulher em São Sebastião do Passé chamam atenção para a necessidade urgente de educação e prevenção em segurança elétrica.

Medidas preventivas e alertas
Especialistas e autoridades enfatizam a importância de evitar instalações elétricas precárias, o manuseio inseguro de equipamentos e a prática perigosa de ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”. A utilização de dispositivos de segurança, como o disjuntor diferencial residual (DR), é fortemente recomendada para prevenir acidentes.

Fonte e Foto: Minha Bahia
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435