David Rodrigues e Danton do Acordeon participam de evento educacional em Conceição da Feira
O artista plástico David Rodrigues e o músico Danton do Acordeon participaram da 2a Edição do Projeto Poesia com Tapioca, celebrando a cultura nordestina, que compõe o Projeto da Escola de Tempo Integral Constantino Ferreira de Miranda, na comunidade de Onze Mil Virgens, em Conceição da Feira, idealizado pela educadora Elane Cristina da Silva Barbosa.
A prática pedagógica de educação pública do município de Conceição da Feira merece destaque, incorporando a valorização da diversidade da cultura, arte, música e literatura, influenciando no desenvolvimento do senso crítico construtivista da comunidade escolar, ampliando a capacidade de compreender o desenvolvimento da sociedade contemporânea sem desprezar a diversidade da arte e produção das culturas tradicionais.
O artista plástico David Rodrigues envolve alunos e alunas no processo pedagógico e didático construtivista em formato de oficina, onde todos envolvidos assumem o papel de artistas expressando seus sentimentos e criatividade. Dessa maneira, a estética contemporânea do estilo próprio batizado de DAVIDISMO é assimilado.
O músico instrumentista e talentoso acordeonista DANTON, fortalece e propaga a cultura musical nordestina de influência portuguesa do estilo FORRÓ que representa a animação do tradicional festejo do SÃO JOÃO, ressaltando que DANTON é considerado um dos melhores instrumentistas do Brasil reproduzindo o famoso LUIZ GONZAGA.
Vale destacar os empenhos da Diretora: Eliane Leal, Vice-diretora: Joseane Cerqueira: Coordenadoras Pedagógicas: Arilene Suzart e Carla Íris de Jesus e Professoras idealizadoras do Projeto: Elane Cristina da Silva Barbosa e apoio do Prefeito João de Furão.
Como artista, ativista político, e ex-secretario de cultura de Cachoeira, David Rodrigues tem conversado com os pré-candidatos a prefeito de Cachoeira, Edson Filho e o vice Zé Luiz, sobre a importância de implementar a educação revolucionária do ponto de vista educativo transformador.
Em suas oficinas Davi faz lembrar o psicopedago Jean Piaget ao expressar que:
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.”