Em ação rápida da PRF, mais 3 veículos foram recuperados nas BR’s 101 e 324

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no três primeiros meses deste ano 219 veículos que circulavam com registro de roubo, furto, adulterado ou clonado pelas rodovias federais que cortam o estado. O levantamento realizado representa um aumento de quase 40% em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram recuperados 157 veículos.

O combate às fraudes veiculares é uma das áreas ordinárias de atuação da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país. E muitos dos veículos recuperados não possuem seguro e quando são devolvidos aos legítimos proprietários, eles se sentem extremamente agradecidos com a ação policial.

A última ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (26), durante fiscalização da PRF no Km 582 da BR 324, em Candeias (BA) quando foi dada ordem de parada a um Hyundai/HB 20, com placas de Itaberaba (BA).

Ao verificar os elementos identificadores do carro e comparar com a consulta realizada no sistema de dados, constatou-se divergências entre o cadastro e a documentação apresentada pelo motorista. O veículo estava com adulterações nos elementos identificadores.

Os agentes constataram se tratar na realidade de um veículo roubado em 2017, na capital baiana. Para não levantar suspeitas e tentar ludibriar fiscalizações, as placas originais foram trocadas de um carro com características semelhantes.

Questionado, o condutor de 57 anos, informou que o carro é de propriedade de sua filha e foi comprado por 29.500 reais em uma feira de automóvel.

O veículo apreendido e o infrator foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos cabíveis. Ele responderá pelo crime previsto no art. 180 do Código Penal (receptação).

Já na noite de sexta-feira (24), no Km 174 da BR 101, em Feira de Santana (Distrito de Humildes) foi dada ordem de parada a um FIAT/Mobi Like, conduzido por um homem de 39 anos. Ao consultar os dados do veículo nos sistemas de polícia da PRF, constatou-se ocorrência de roubo para o automóvel, registrada em 08/04/2020, em Salvador. Questionado, o condutor confessou que praticou o crime no bairro do Canela, mediante ameaça e simulando estar armado.

Na altura do quilômetro 587 da BR 324, equipe da PRF recuperou uma caminhonete I/Kia K2500 que possuía ocorrência de roubo. Segundo o proprietário, o veículo foi tomado de assalto no bairro da Valéria. Ele manifestou gratidão com a atitude da equipe e agradeceu os cuidados dispensados na localização do veículo utilizado no seu labor.

Orientação e dicas da PRF na compra de veículo usado

Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.

Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado.

Sistema SINAL

Com o sistema SINAL, o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no portal da PRF. Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Fonte: PRF/Bahia

E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435