Cerca de 620 mil pessoas farão provas do IBGE neste domingo (10)

Serão aplicadas no próximo domingo (10) as provas do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022. Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã; e os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS), no período da tarde.

O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova estará disponível para consulta ainda hoje (4), no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Dos 1,1 milhão de inscritos para o processo seletivo em todo o Brasil, 621.228 tiveram a inscrição confirmada, sendo 349.437 candidatos a recenseador e 271.791 candidatos a ACM/ACS. Há vagas em 5.297 municípios do país.

No dia da prova, os candidatos devem levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda conhecer o local com antecedência e chegar pelo menos uma hora antes do início da prova.

Os candidatos deverão seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. Quem descumprir as orientações previstas no edital será eliminado/a do processo seletivo.

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Será uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões.

Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e trinta minutos. O exame terá 60 questões.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas (11/04), no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.

Mais de 14 mil vagas na Bahia

O IBGE vai selecionar 206.891 servidores temporários para o Censo 2022, sendo 183.021 recenseadores, 18.420 agentes censitários supervisores (ACS) e 5.450 agentes censitários municipais (ACM).

Na Bahia, há um total de 14.173 vagas, sendo 1.202 para ACS, 486 para ACM e 12.485 para recenseadores.

Os recenseadores atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

Para ocupar as vagas de recenseador, é preciso ter o ensino fundamental completo. O profissional ganha por produção. Já ACS e ACM precisam ter o ensino médio completo, e os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.

70 milhões de domicílios

A partir de 1º de agosto, cerca de 213 milhões de habitantes, em pouco mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país.

O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

fonte:  acorda cidade
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435