PARABÉNS: São Gonçalo dos Campos completa 138 anos nesta quinta-feira (28)

A cidade de São Gonçalo dos Campos, aproximadamente 13km de Conceição da Feira, 25km da cidade de Feira de Santana e 108km da capital baiana, completa 138 anos nesta terça-feira, 28 de Julho.

O município hoje está em festa, confira a programação CLICANDO AQUI.

CONHEÇA SÃO GONÇALO

São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 108km da sua capital, Salvador, a cidade está na Região Metropolitana de Feira de Santana.

Sua população estimada em 2020 era de 37 942 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS.

Conhecida como cidade Jardim, pelo seu alto índice de arborização e árvores centenárias. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação que alterna Florestas Tropicais e Cerrados. Está geograficamente e historicamente no recôncavo baiano.

Atualmente o prefeito de São Gonçalo dos Campos é Carlos de Germano. A cidade pertence a Região Metropolitana de Feira de Santana.

História
Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual. Antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento e existe arquivos e pessoas que comprovam que D.Pedro II passou por são gonçalo para se curar de tuberculose.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.

Com informações do Wikipédia, a enciclopédia livre
Isac do TV Conça
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435