São Gonçalo dos Campos, Santo Amaro, Cachoeira e Conceição da Feira estão entre as nove cidades do Brasil onde autodeclarados pretos são maioria

Foto: Reprodução/Conceição da Feira

Dentre os nove municípios brasileiros com maioria das população declarada preta, estão várias cidades do Recôncavo Baiano, entre elas: São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Cachoeira, Santo Amaro e São Francisco do Conde.

Com 39,5 mil habitantes, segundo informações do censo 2022, São Gonçalo dos Campos tem 47% de população preta, 45,5% de pardos, 7,3% de brancos e menos de 1% de amarelos e indígenas, conforme IBGE.

Apesar do elevado percentual e população preta e parda, o município soma apenas 69 autodeclarados quilombolas (0,2% da população total), abrigando ao menos uma comunidade quilombola, na localidade do Bete II.

SANTO AMARO 

Santo Amaro, cidade onde nasceram os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, tem 56 mil habitantes, sendo 50,9% de autodeclarados pretos, 43,1% de pardos, 5,8% de brancos e menos de 1% de amarelos e indígenas, segundo o Censo 2022.

Da população, 6,9 mil se declaram quilombolas, ou 12,4% do total, diz o IBGE.

A resistência negra de Santo Amaro foi imortalizada por Caetano Veloso em músicas como 13 de Maio, em que ele canta: “Dia 13 de maio, em Santo Amaro, na Praça do Mercado, os pretos celebravam (talvez hoje inda o façam) o fim da escravidão”.

O município abriga comunidades quilombolas como Alto do Cruzeiro-Acupe, Barro Velho, Barro Vermelho, Caeira, Cambuta, São Braz e Subaé.

CONCEIÇÃO DA FEIRA 

Conceição da Feira, também no Recôncavo Baiano, tem quase 21 mil habitantes, dos quais 50,3% se declaram pretos, 41,6% pardos, 7,9% brancos, e menos de 1%, amarelos e indígenas.

O município tem ao menos duas comunidades certificadas como remanescentes de quilombo pela Fundação Cultural Palmares: os quilombos Bete I e Gameleira.

Conceição da Feira foi criada como um desmembramento de Cachoeira, em 1926, e atualmente é o mais importante polo avícola do Estado da Bahia, sendo conhecida como a Capital do Frango.

CACHOEIRA 

Com 29,3 mil habitantes, Cachoeira (BA) tem 51,8% de população preta, 41,7% de pardos, 6,2% de brancos e menos de 1% de amarelos e indígenas, segundo o Censo 2022 do IBGE.

Dessa população, quase 7 mil são autodeclarados quilombolas, ou 24% dos moradores.

Cachoeira foi palco do primeiro confronto entre brasileiros e portugueses na busca pela Independência do Brasil, é tombada como patrimônio pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e palco de manifestações de resistência da cultura negra, como a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, organizada por uma irmandade de mulheres negras.

Fonte: São Gonçalo News
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435