Prefeitura de Conceição da Feira lança nota após confirmação do primeiro óbito por Coronavírus

A Prefeitura de Conceição da Feira confirmou através de nota, publicada na noite desta sexta-feira, 19 de junho, o primeiro óbito por Coronavírus.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura Municipal de Conceição de Feira, através da Secretaria Municipal de Saúde, prezando pela transparência de suas ações e atos administrativos, como tem feito desde o início dos casos de Coronavírus na cidade, vem, através deste, informar que no dia de ontem, 18/06, ocorreu, no Município, o primeiro óbito por Coronavírus.

Cumpre inicialmente destacar que a Secretaria Municipal de Saúde NÃO divulga e NUNCA divulgará os dados pessoais de nenhum paciente ou familiar que tenha testado positivo para Covid-19. Entretanto, neste momento de pandemia, a população precisa tomar conhecimento acerca da evolução dos casos na cidade, e claro, sem expor os pacientes, para que entendam a seriedade da crise que temos enfrentado.

Quanto ao paciente que veio a óbito, trata-se de um senhor de 58 anos, hipertenso e diabético, que não constava nos registros da Secretaria de Saúde como caso suspeito ou monitorado, pois, o mesmo NUNCA procurou nenhum serviço de saúde no Município, antes do agravamento da sua condição clínica.

No dia de ontem, o paciente foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento Maria Teodora Leal, pela equipe do Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19, unidade de referência para casos leves, apresentando desconforto respiratório, dessaturação (baixa quantidade de oxigênio circulando no organismo), sonolência, sudorese (suor excessivo) e tosse seca, sendo imediatamente colocado em isolamento e providenciada a realização do teste rápido para COVID-19, que testou positivo.

Deparando-se com este quadro, foi iniciado todo protocolo para atendimento ao paciente confirmado para COVID-19, sendo intubado e mantido em ventilação mecânica (o Município dispõe de 02 respiradores), ao tempo que fora solicitada a regulação ao Estado devido à gravidade do mesmo, para um leito de UTI em hospital de referência para pacientes COVID-19, visto que a Unidade é de Pronto Atendimento e o paciente necessitava de suporte em hospital de alta complexidade.

Em tempo, ressaltamos que todas as medidas que pudessem ser colocadas à disposição do paciente foram disponibilizadas.

Destacamos ainda que foram observados todos os protocolos e procedimentos recomendados para velório e demais trâmites em casos de óbito por Covid-19, como testagem de todos os contatos diretos do paciente e estamos rastreando todos os demais contatos.

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde prestam suas condolências à família e se solidarizam neste momento de dor e perda.

Por fim, ressaltamos ainda a importância de se manter em distanciamento social, ficar em casa, e o cumprimento das medidas determinadas pela Organização Mundial de Saúde e demais órgãos para preservar a saúde de cada cidadão.

O momento pede responsabilidade e o comprometimento de todos os moradores em fazer sua parte para que Conceição da Feira possa vencer o Coronavírus.

Ressaltamos que todas as pessoas com sintomas respiratórios devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através do número (75) 98186-2347. Lembre-se, a melhor prevenção é ficar em casa!

Secretaria Municipal de Saúde.

Vigilância Epidemiológica.

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira, compromisso com a verdade e a vida!

E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435