Prefeitura de Conceição da Feira divulga Cronograma da Campanha Novembro Azul nas UBS

Chegou a hora do Novembro Azul e “Todos na luta contra o câncer de próstata”. A pretensão é atender homens acima de 45 anos.

A Secretária de Saúde Luciane Labriola Cardozo informa que em todas as unidades de saúde teremos ações ao longo do mês de novembro para reforçar os cuidados com a saúde do homem, onde irão contar com acolhimento, palestras, atualização do cartão de vacina, testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consulta médica, exames de PSA, e outros cuidados de rotina.

Para intensificar as ações, todas as unidades básicas de saúde irão promover o “DIA D” para cuidar da saúde dos homens.

O “Dia D” iniciará na próxima terça-feira (09), os homens deverão conferir o cronograma nas redes sociais, nos postos de saúde e com o seu agente comunitário de saúde para saber qual o data do seu PSF.

Lembrando que o envelhecimento nos homens traz uma consequência muito frequente, que é o aumento da próstata, também chamado de hiperplasia prostática benigna que pode causar a incontinência urinária masculina, assim estaremos fazendo rastreamento para detectar esse problema em homens a partir de 50 anos.

O Exame do PSA Total (Prostate-Specific Antigens) Total que é indicado para os homens que querem se prevenir ou que já estejam manifestando alguns sintomas que possam ser suspeitos do câncer de próstata, será feito através de uma amostra de sangue que será coletada no próprio PSF com data previamente agendada no “DIA D”. Então, você, homem a partir de 50 anos não pode perder a ação do Dia D do seu PSF.

O exame é rápido e o resultado obtido deverá ser levado para o médico da Família do seu PSF para avaliar. Os homens que forem diagnosticados com com os níveis de PSA alterados serão encaminhados para consulta com o especialista, o médico urologista que irá atender a todos os casos com data previamente divulgada previamente.

Você está convidado para participar da campanha “Todos na luta contra o câncer de próstata, vem com a gente”.

CONFIRA O CRONOGRAMA

com informações da decom
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435