Feira de Santana registrou 149 casos de catapora neste ano

Neste ano, Feira de Santana registrou 149 casos confirmados de varicela, mais conhecida por catapora. Durante esse período, o mês de agosto foi o que teve o maior índice, com 55 ocorrências detectadas. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Conforme a enfermeira referência técnica do agravo, Sandra Ribeiro, o aumento dos casos está relacionado ao período de sazonalidade da doença, favorável para surtos da infecção. “Pessoas com sintomas característicos da doença, a exemplo de febre baixa, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite, mal estar, manchas vermelhas que tornam-se feridas, devem procurar as unidades de saúde”, orientou.

A enfermeira também reforça que as principais medidas para controle da doença estão ligadas a vacinação e o isolamento. Nesse sentido, pessoas com sinais da catapora devem evitar o contato com os demais a fim de evitar a difusão do vírus.

“Quando um caso é identificado, monitoramos e fazemos a busca ativa das possíveis pessoas que tiveram contato. Após esse mapeamento, realizamos o bloqueio, no qual é intensificada a vacinação nessas pessoas mais próximas que tem o objetivo de controlar a disseminação da doença”, comentou.

Na rede municipal, a primeira dose do imunizante é destinada às crianças com 15 meses e aos quatro anos é efetuado o reforço. Entretanto, as vacinas contra a varicela estão com o estoque reduzido. O abastecimento é feito pelo Ministério da Saúde, que por dificuldade de insumo para a produção do imunizante, diminuiu os repasses para os Estados e os municípios.

Dessa forma, 17 unidades de saúde seguem com a aplicação, porém com armazenamento limitado, que pode acabar a qualquer momento. São elas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cassa, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Caseb I, Serraria Brasil, Mangabeira, Subaé.

Além disso, as doses ainda estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Jaguara, Centro Social Urbano (CSU), Tomba 2, Expansão do Feira IX, Morada Tropical e as vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com horário ampliado até as 20h30- USF Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III e Rua Nova II, III / Barroquinha.

Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de imunização .Contudo, a aplicação em crianças é feita somente na presença dos pais ou responsável legal.

Fonte: Secom/PMFS
E ai? O que você achou? Deixe seu comentário!
Entre em nosso grupo do Telegram e em nosso grupo do WhatsApp
Entre em contato com a equipe da TV Conça! E-mail: [email protected] | Tel.: (75) 98259-9435